Escrita, muros, inflexões: um trabalho – “precipitar um verdadeiro estado de exceção”

Autores

Resumo

 

Resumo: Partindo da oitava tese sobre o conceito de história, de Walter Benjamin, este ensaio procurou descrever uma precipitação de novos possíveis jogos de linguagem, nos quais se imiscuem estética e letras às ruas das cidades tardo-modernas. Aborda a utilização técnica e tática do lambe-lambe enquanto arte-urbana, tornando-se forma e ocupando um espaço interessante na geografia e na arquitetura dessas cidades. Este trabalho tornou-se uma experiência atravessada substancialmente pela pluralidade de linguagens que se cruzam na arte de rua, formando imagens que já são ruínas. Desde fragmentos e montagens transitórias, tão caros ao pensamento benjaminiano, este trabalho procurou exceder o potencial meramente comunicativo de utilização da linguagem na contemporaneidade, tratando-se de dedicar-se ao potencial expressivo para o exercício da crítica e da escrita literárias.

Biografia do Autor

  • Alexandre Costi Pandolfo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre ,RS.

     É professor, pesquisador, escritor e artista. Psicanalista em formação na Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Doutor em Letras, linha de Teorias Críticas da Literatura (PUCRS, 2016), atuando como bolsista do CNPq, desenvolvendo pesquisa sobre a articulação entre Literatura e Filosofia desde as imagens e as configurações dialéticas da impostura e da confissão, na obra de Thomas Mann. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS, 2007), tendo pesquisado como bolsista do PIBIC/CNPq, organizado a publicação de dois livros sobre Direito e Literatura e defendido um trabalho final sobre Michel Foucault e a crítica da construção da verdade no Direito. Mestre em Criminologia e Controle Social (PUCRS, 2010, bolsista CAPES), tendo desenvolvido pesquisa sobre violência, literatura e teoria crítica, desde a crítica da representação nos discursos criminológicos hegemônicos no século XX. Durante o doutorado, no ano de 2014, realizou período de intercâmbio na Humboldt-Universität zu Berlin como bolsista do PDSE/CAPES, pesquisando também em Zürich, no Thomas Mann-Archiv. Em 2016/17 foi pesquisador de Pós-Doutorado no PPG Letras da UFPel, como bolsista PNPD/CAPES e em 2017/18 foi pesquisador de Pós-Doutorado no PPG Literatura da UFSC, também como bolsista PNPD/CAPES, nesses dois momentos levou a cabo pesquisas sobre a crítica às ontologias e às lógicas do Ser e da Totalidade, desde as críticas radicais apontadas pelos pensamentos de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jacques Derrida, Jacques Rancière, G. Didi-Huberman e Susan Buck-Morss. Atuou como roteirista, assistente de direção e ator no curta-metragem Sal Grosso (dirigido por Maurício Canterle, 2020). Atua, estuda e pesquisa em Estética, Filosofia da arte e Filosofia política; Teoria literária, Literatura brasileira e Literatura comparada; Literatura, memória e testemunho; Psicanálise, linguagem, sonho e cultura. Arte e intervenções urbanas; Crítica à violência, ao Estado e ao Poder punitivo.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Escrita, muros, inflexões: um trabalho – “precipitar um verdadeiro estado de exceção”. (2022). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 14(e1400), 01-16. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/12744