Educação linguística: contribuições para o ensino de literatura

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4620098

Resumo

Partindo dos pressupostos teóricos apresentados pela Educação Linguística e pelo pensamento de Antonio Cândido de que a literatura é um produto social, entendemos que o texto literário é desenvolvido e apreciado em contexto sócio interacional, ou seja, é um bem cultural e ideológico. Assim, neste trabalho, objetivamos, a partir de tais concepções teóricas, discutir a importância da literatura no ensino de língua materna e propor uma transposição didática para o Ensino Fundamental I. Com isso, nos basearemos nos estudos sobre Educação Linguística em Figueiredo (2004), Duarte e Figueiredo (2011), Palma e Turazza (2014) e, sobre literatura e ensino, em Cosson (2006), Cândido (1995), Chartier (1995), entre outros. Como procedimentos metodológicos, seguimos: 1) levantamento dos pressupostos teóricos da Educação Linguística; 2) levantamento das diretrizes atuais para ensino de literatura; 3) proposta de transposição didática; 4) conclusão.  Dessa forma, buscamos contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da leitura literária, tendo em vista a linguagem imagética e estética transpassadas pela sensibilidade e conhecimento do leitor, os aspectos cognitivos, os aspectos sociais, culturais e identitários expressos no texto literário.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Educação linguística: contribuições para o ensino de literatura. (2020). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 111-126. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620098