Curso de marcenaria para mulheres: sobre o discurso hegemônico manifesto em plano sutil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4118743

Resumo

O presente artigo tem por finalidade a desnaturalização daquilo que é cotidianamente naturalizado por discursos hegemônicos – sobretudo aqueles que versam sobre questões de gênero. Para uma análise crítica, parte-se de um curso de marcenaria para mulheres. O objeto de análise é, então, a interação de um professor com dez alunas do curso. Por meio de uma perspectiva etnográfica, as interações serão analisadas por uma lente qualitativo-interpretativista não essencialista, sendo observadas à luz dos Estudos Sociointeracionais do Discurso. Tencionando a problematização de questões latentes, a teoria queer será utilizada como recurso crítico e anticristalizador. Nessa análise, será observada a forma como hierarquias de gênero estão subjacentes à interação professor/alunas.  Para tal, a performance dos participantes será analisada, bem como a estruturação de alinhamentos na sequência de enquadres da interação. Estratégias discursivas adotadas para a construção performática e para a manutenção do piso conversacional do professor serão observadas, bem como a sustentação de suas falas por parte das alunas em contexto situado.

 

 

Biografia do Autor

  • Barbara Venosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Mestra e Doutoranda em Letras, Estudos da Linguagem – Abordagem Social, pela PUC-Rio. Membra do GRESq Narrativa e Interação Social.

    Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9851720566414828

    Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7857-5854

    E-mail: barbaravenosa@gmail.com

  • Liliana Cabral Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Mestra em Letras pela (PUC-Rio), e também em Lettres, pela Universidade de Nancy II. Doutora em Letras pela PUC-Rio, com pós-doutorado Pela Universidade de Harvard, MA. É professora associada da PUC-Rio, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e coordenadora do GRPESq Narrativa e Interação Social

    Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2129326437841299

    Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2401-3060

    E-mail: lilianacbastos@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Curso de marcenaria para mulheres: sobre o discurso hegemônico manifesto em plano sutil. (2019). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 11(1), 39-58. https://doi.org/10.5281/zenodo.4118743