Para além da Campa (ou a morte do autor e a artimanha machadiana em Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Palavras-chave:
Morte do autor. Leitor. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Intertextualidade.Resumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre algumas das propostas abordadas pela crítica no trato da morte do autor em estreita relação com Memórias póstumas, obra machadiana de reconhecida relevância. Assim, a partir do olhar de Meyer a desnudar o homem subterrâneo em Machado de Assis sob a máscara de Cubas, na tentativa de mostrar o subterfúgio inconfesso do autor - o que indubitavelmente nos transporta ao modelo de crítica que se fazia à época de Gustave Lanson e Sainte-Beuve, quando se produziam as famosas teses X, l’homme et l’oeuvre, - se chega às formulações de Barthes e Foucault, influenciados pela noção de desaparecimento do eu professada por Mallarmé e por Blanchot.
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