Modalização discursiva e ensino de gramática: diagnose e reflexões para uma intervenção didática

Autores

  • Filomena Oliveira Azevedo Varejão Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcus Vinicius Souza de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, com base nos conceitos apresentados por Halliday e Mathiessen (2004), Nascimento (2010), Fernandes (2011) Azeredo (2007) e Neves (2000), propor estratégias para o ensino de gramática a partir das construções sintáticas que funcionam como elementos linguísticos que efetivam o fenômeno da modalização como estratégia argumentativa. Desenvolvida no âmbito no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRJ), a pesquisa investiga a hipótese de que é possível aliar o estudo da sintaxe com o fenômeno da modalização, a partir de uma perspectiva em que o aluno seja capaz não só de reconhecer estruturas linguísticas, mas também de perceber o caráter semântico-discursivo presente em cada escolha sintática, bem como suas implicações para a leitura, a escrita e a produção de sentidos, oferecendo, assim, subsídios que contribuam para o aumento de seu repertório linguístico e para o desenvolvimento de habilidades reflexivas sobre o funcionamento do sistema (FRANCHI, 2006).

Biografia do Autor

  • Filomena Oliveira Azevedo Varejão, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2006);
    Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). CV: http://lattes.cnpq.br/8771985316883233. E-mail: varejaofilomena@gmail.com.

  • Marcus Vinicius Souza de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
    Mestre em Letras pela UFRJ (PROFLETRAS); Bacharel e Licenciado em Letras (Português/Grego) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor I de Língua Portuguesa da Rede Municipal do Rio de Janeiro. CV: http://lattes.cnpq.br/9349448832389693. E-mail: oliveiramvs@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Modalização discursiva e ensino de gramática: diagnose e reflexões para uma intervenção didática. (2018). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(2), 210-224. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/6882