Modalização discursiva e ensino de gramática: diagnose e reflexões para uma intervenção didática
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, com base nos conceitos apresentados por Halliday e Mathiessen (2004), Nascimento (2010), Fernandes (2011) Azeredo (2007) e Neves (2000), propor estratégias para o ensino de gramática a partir das construções sintáticas que funcionam como elementos linguísticos que efetivam o fenômeno da modalização como estratégia argumentativa. Desenvolvida no âmbito no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRJ), a pesquisa investiga a hipótese de que é possível aliar o estudo da sintaxe com o fenômeno da modalização, a partir de uma perspectiva em que o aluno seja capaz não só de reconhecer estruturas linguísticas, mas também de perceber o caráter semântico-discursivo presente em cada escolha sintática, bem como suas implicações para a leitura, a escrita e a produção de sentidos, oferecendo, assim, subsídios que contribuam para o aumento de seu repertório linguístico e para o desenvolvimento de habilidades reflexivas sobre o funcionamento do sistema (FRANCHI, 2006).
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