Mulheres de Malandro: personagens femininas em "Malagueta, Perus e Bacanaço" , de João Antônio

Autores

  • Ana Cláudia Paschoal Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

João Antônio (1937-1996) é conhecido como criador de personagens marginalizados, moradores de periferias e malandros em geral. Seus contos, na maioria das vezes, são ambientados em quartéis, bares, prostíbulos ou salões de sinuca e protagonizados por personagens masculinas. As personagens femininas costumam ocupar pequeno espaço dentro das narrativas desse autor. Este artigo visa a analisar o papel das personagens Maria, tia e Marli, na trajetória dos protagonistas do conto “Malagueta, Perus e Bacanaço” – talvez o mais famoso desse escritor. Essas três personagens femininas são analisadas dentro dos espaços em que vivem e dentro das relações que elas têm com seu momento histórico, com suas origens socioeconômicas, com o exercício de seus papéis sociais, de modo a demonstrar a importância das mesmas na vida dos três malandros dentro da noite da cidade de São Paulo.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Paschoal, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutoranda e Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá - PR (UEM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7231957586430448. E-mail: anaclaudiapaschoal@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Mulheres de Malandro: personagens femininas em "Malagueta, Perus e Bacanaço" , de João Antônio. (2017). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(2), 267-282. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/6878