A produção de relatos reflexivos e a formação de professores

Autores

  • Adriane Teresinha Sartori

Resumo

Este trabalho apresenta a análise de temas desenvolvidos em relatos reflexivos, produzidos por alunos do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e integrados às práticas de letramento acadêmico, visando formar melhores professores da educação básica. A pesquisa, de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), baseia-se em concepções de sujeito e de linguagem dos estudos do Círculo de Bakhtin (1886, 2003), além de mobilizar conceitos da área educacional relacionados à formação docente. Seguindo tendência de análise de gêneros autobiográficos, os resultados sugerem que a produção de relatos reflexivos pode auxiliar o autor a refletir sobre experiências do seu tempo de aluno na educação básica, ressignificando-as, de forma a desejar afastar-se, no futuro profissional, daquelas que considera não significativas e a confirmar as que avalia como produtivas.

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Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

A produção de relatos reflexivos e a formação de professores. (2018). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(2), 225-246. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/6877