A consoante lateral na língua kaxarari (Pano) aspectos lexicais e funcionais

Autores

Resumo

Este artigo analisa se o segmento lateral pós-vocálico do kaxarari realiza-se como fonema consonantal ou variação fonológica de outra consoante. A princípio, esta proposta de análise descritiva e funcional tem como base os estudos sobre essa língua já publicados, os quais descrevem a fonologia e, brevemente, também seus aspectos fonéticos e morfológicos. Após a introdução que descreve as características gerais do povo e da língua kaxarari, as seções seguintes apresentam a análise das descrições fonológicas (consoantes, vogais e estrutura silábica) e morfológicas (infinitivo, passado, negação, número, pronome e caso). Então, na seção seguinte, os resultados do exame a respeito do segmento lateral são discutidos com relação aos aspectos lexicais e funcionais e a sua posição pós-vocálica. Por fim, a conclusão é apresentada, e as referências bibliográficas encerram o trabalho.

Biografia do Autor

  • Raphael Augusto Oliveira Barbosa, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduado em Letras, licenciatura inglês-português (Universidade Estadual de Goiás - UEG), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e pós-doutorando na Universidade de São Paulo (USP). FAPESP (2017/12835-0). CV: http://lattes.cnpq.br/8879962952286209. E-mail: raphael.aob@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

A consoante lateral na língua kaxarari (Pano) aspectos lexicais e funcionais. (2017). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(2), 182-209. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/6865