“Então, você quer aprender a falar inglês”: análise do aplicativo MosaLingua como recurso para aprendizagem de inglês
Palavras-chave:
Aplicativo. TDIC. Língua Inglesa.Resumo
A sociedade atual é marcada pela afluência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (CASTELLS, 2006), pela liquidez (BAUMAN, 2001) e pela complexidade (MORIN, 2007). Todas essas questões incidem na identidade do sujeito, bem como exigem uma nova postura do professor de línguas adicionais/estrangeiras. Por causa disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades trazidas pelo aplicativo MosaLingua Inglês, versão lite, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa. Neste artigo, buscou-se analisar as habilidades que podem ser trabalhadas por meio do aplicativo, bem como o conceito de língua subjacente ao mesmo, assim como a questão da autonomia permitida ao usuário. Para alcançar os objetivos, partiu-se de uma revisão teórica que levou em consideração os aspectos relacionados ao ensino de línguas por meio das TDIC. Além disso, utilizou-se uma tabela construída por Sabota e Pereira (2017), a qual forneceu categorias para a análise do aplicativo em questão. Como um dos resultados obtidos por meio da pesquisa, tem-se que o aplicativo pode auxiliar na aprendizagem de vocabulários básicos, por meio do exercício das quatro habilidades, porém necessita da mediação do professor para que, de fato, o aluno possa alcançar objetivos de aprendizagem mais complexos.
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