“Então, você quer aprender a falar inglês”: análise do aplicativo MosaLingua como recurso para aprendizagem de inglês

  • Barbra Sabota (UEG) Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Hermindo Elizeu da Silva (UEG) UEG
Palavras-chave: Aplicativo. TDIC. Língua Inglesa.

Resumo

A sociedade atual é marcada pela afluência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (CASTELLS, 2006), pela liquidez (BAUMAN, 2001) e pela complexidade (MORIN, 2007). Todas essas questões incidem na identidade do sujeito, bem como exigem uma nova postura do professor de línguas adicionais/estrangeiras. Por causa disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades trazidas pelo aplicativo MosaLingua Inglês, versão lite, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa. Neste artigo, buscou-se analisar as habilidades que podem ser trabalhadas por meio do aplicativo, bem como o conceito de língua subjacente ao mesmo, assim como a questão da autonomia permitida ao usuário. Para alcançar os objetivos, partiu-se de uma revisão teórica que levou em consideração os aspectos relacionados ao ensino de línguas por meio das TDIC. Além disso, utilizou-se uma tabela construída por Sabota e Pereira (2017), a qual forneceu categorias para a análise do aplicativo em questão. Como um dos resultados obtidos por meio da pesquisa, tem-se que o aplicativo pode auxiliar na aprendizagem de vocabulários básicos, por meio do exercício das quatro habilidades, porém necessita da mediação do professor para que, de fato, o aluno possa alcançar objetivos de aprendizagem mais complexos.

Biografia do Autor

Barbra Sabota (UEG), Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de CSEH, no curso de Letras e no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Vice-líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq. E-mail: barbrasabota@gmail.com. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971621982615145.
Hermindo Elizeu da Silva (UEG), UEG

Mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). E-mail: hermindo_es@hotmail.com. Link para o Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8897950809702411.

Publicado
2017-05-06
Como Citar
Sabota (UEG), B., & Silva (UEG), H. E. (2017). “Então, você quer aprender a falar inglês”: análise do aplicativo MosaLingua como recurso para aprendizagem de inglês. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(2), 283-301. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5886
Seção
Linguística