Engajamento ou mise-en-scène? Discursos, práticas e representações do intelectual e do saber na cibermídia
Palavras-chave:
Discurso. Intelectualidade. Saber. Cibermídia.Resumo
A finalidade do presente artigo é apresentar uma breve análise das práticas discursivas e representações atinentes ao saber na modernidade líquida (BAUMAN, 2005). Essa proposta é desenvolvida em um campo fundamentalmente contemporâneo: a cibermídia. Na análise, o intelectual não é tomado como um efetivo sujeito detentor de cognição, tampouco enquanto uma categoria social centralizadora de poder. Propõe-se que o mesmo seja pensado enquanto um construto discursivo e histórico, ou ainda como uma representação derivada de práticas discursivas. Essas perspectivas teóricas são tributárias da Análise de Discurso Francesa (AD) derivada de Michel Pêcheux e Michel Foucault, sobretudo ao considerar o saber e o poder como âmbitos inerentes e indissociáveis. Ao relacionar tal escopo teórico ao objeto proposto, é possível observar nas sendas da cibermídia estratégias de poder diversas, que produzem perspectivas distintas de representação e de identidade acerca do intelectual. Para tal fim, optou-se por eleger como corpus da pesquisa e-textos do site CPFL Cultura, um espaço virtual dedicado a divulgar encontros, palestras e atividades culturais em geral, que a CPFL Energia promove, divulga ou patrocina. Em resumo, é possível se perguntar quais são as estratégias discursivas que a CPFL Cultura apresenta e como estas se relacionam à produção de práticas representativas atinentes à intelectualidade.
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