Engajamento ou mise-en-scène? Discursos, práticas e representações do intelectual e do saber na cibermídia

Autores

  • Mauricio Junior Rodrigues Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Maria Regina Momesso Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN)

Palavras-chave:

Discurso. Intelectualidade. Saber. Cibermídia.

Resumo

A finalidade do presente artigo é apresentar uma breve análise das práticas discursivas e representações atinentes ao saber na modernidade líquida (BAUMAN, 2005). Essa proposta é desenvolvida em um campo fundamentalmente contemporâneo: a cibermídia. Na análise, o intelectual não é tomado como um efetivo sujeito detentor de cognição, tampouco enquanto uma categoria social centralizadora de poder. Propõe-se que o mesmo seja pensado enquanto um construto discursivo e histórico, ou ainda como uma representação derivada de práticas discursivas. Essas perspectivas teóricas são tributárias da Análise de Discurso Francesa (AD) derivada de Michel Pêcheux e Michel Foucault, sobretudo ao considerar o saber e o poder como âmbitos inerentes e indissociáveis. Ao relacionar tal escopo teórico ao objeto proposto, é possível observar nas sendas da cibermídia estratégias de poder diversas, que produzem perspectivas distintas de representação e de identidade acerca do intelectual. Para tal fim, optou-se por eleger como corpus da pesquisa e-textos do site CPFL Cultura, um espaço virtual dedicado a divulgar encontros, palestras e atividades culturais em geral, que a CPFL Energia promove, divulga ou patrocina. Em resumo, é possível se perguntar quais são as estratégias discursivas que a CPFL Cultura apresenta e como estas se relacionam à produção de práticas representativas atinentes à intelectualidade.

Biografia do Autor

  • Mauricio Junior Rodrigues Silva, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN). Discente pesquisador do grupo de pesquisa GTEDI, UNIFRAN. 

  • Maria Regina Momesso, Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN)

    Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara). Coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa GTEDI, UNIFRAN.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Engajamento ou mise-en-scène? Discursos, práticas e representações do intelectual e do saber na cibermídia. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 639-651. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5441