O maior dos escritores de segunda ordem: a polêmica crítica Carpeaux – Mann

Autores

  • Ademir Luiz Silva Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Literatura. Escritor. Crítica Literária

Resumo

Esse artigo examina a polêmica visão do crítico Otto Maria Carpeaux acerca da obra literária de Thomas Mann. Em seu livro, A Cinza do Purgatório, Carpeaux definiu-o como “o maior dos escritores de segunda ordem”, ao mesmo tempo em que o apontava como uma admirável figura trágica. Essa afirmação, sob um olhar descuidado, parece uma pesada crítica negativa. Tratava-se, na realidade, de uma reinterpretação do papel de Mann, enquanto figura pública. Alguns estudiosos afirmam que Carpeaux, ao longo do tempo, sobretudo após o lançamento de Doutor Fausto, mudou de opinião. Defendemos tese contrária: Carpeaux manteve-se firme em sua convicção inicial.

Biografia do Autor

  • Ademir Luiz Silva, Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Faculdade Alfredo Nasser. Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

O maior dos escritores de segunda ordem: a polêmica crítica Carpeaux – Mann. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 513-526. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5433