Implicações epistemológicas do empreendimento saussuriano na formação da Ciência da Linguagem

Autores

  • Naama Medeiros Silva Mestrado em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Palavras-chave:

Linguística. Ciência Moderna. Empreendimento Saussuriano

Resumo

O presente artigo busca tecer considerações a respeito da constituição da Linguística enquanto ciência moderna (“da linguagem”), no contexto de seu momento histórico, considerando a inserção do projeto saussuriano em um contexto específico de produção de saber, os estudos linguísticos, com decorrentes implicações e delimitações. Consideramos na discussão, a noção koyreana de ciência moderna, bem como a apreciação das anterioridades teóricas em linguística por Pêcheux, assim como o que representava para Saussure toda sua proposição/elaboração teórica. Consideramos a paternidade saussuriana na fundação de uma ciência da linguagem, apontando as várias decorrências de seu projeto em curso, tomando, na discussão, o Curso de Linguística Geral, de modo especial.

Biografia do Autor

  • Naama Medeiros Silva, Mestrado em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística, Mestrado em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Implicações epistemológicas do empreendimento saussuriano na formação da Ciência da Linguagem. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 503-512. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5432