Cenários para interações de português segunda língua
Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Estrangeiros. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Este artigo traz sugestões para interações de português segunda língua (PL2), válidas principalmente para cursos para estrangeiros que vêm ao Brasil aprender a língua. Como o contexto de imersão tem peculiaridades que interferem no aprendizado, a relação entre língua e cultura também é foco de análise. Dentre os métodos disponíveis, adota-se a perspectiva comunicativa, que prioriza a comunicação, e não a estrutura linguística. As atividades propostas são desenvolvidas fora da sala de aula, para melhor aproveitamento do contexto de imersão, contato natural com a cultura-alvo e ampliação das possibilidades comunicativas do aluno. Como conclusão, o trabalho demonstra que há necessidade de preparar os profissionais para atuar nesses novos cenários e aponta para a necessidade de renovação dos cursos de formação de professores.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.