O uso de estratégias de comunicação no contexto de sala de aula: um estudo de caso
Palavras-chave:
Estratégias de comunicação. Ensino de língua estrangeira.Resumo
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa feita em 2009 acerca do uso de estratégias de comunicação feito por alunos de inglês como língua estrangeira. Gass e Selinker (2008, p. 285) definem estratégias de comunicação como “uma tentativa deliberada de expressar significado quando se depara com uma dificuldade na segunda língua”. Este estudo procura, por meio de uma pesquisa de cunho etnográfico, identificar quais dessas estratégias são usadas mais frequentemente por aprendizes de inglês como língua estrangeira em uma escola de idiomas de Goiânia. O estudo sobre o uso de estratégias de comunicação em contexto de ensino de língua estrangeira vem sendo focalizado principalmente a partir dos anos 60, promovendo, assim, melhorias no ensino de línguas estrangeiras. Rubin (1987), Davis (1995) e Gass e Selinker (2008) são alguns dos autores que embasam teoricamente esta pesquisa.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.