O uso de estratégias de comunicação no contexto de sala de aula: um estudo de caso

Autores

  • Maria Carolina Terra Heberlein Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Estratégias de comunicação. Ensino de língua estrangeira.

Resumo

Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa feita em 2009 acerca do uso de estratégias de comunicação feito por alunos de inglês como língua estrangeira. Gass e Selinker (2008, p. 285) definem estratégias de comunicação como “uma tentativa deliberada de expressar significado quando se depara com uma dificuldade na segunda língua”. Este estudo procura, por meio de uma pesquisa de cunho etnográfico, identificar quais dessas estratégias são usadas mais frequentemente por aprendizes de inglês como língua estrangeira em uma escola de idiomas de Goiânia. O estudo sobre o uso de estratégias de comunicação em contexto de ensino de língua estrangeira vem sendo focalizado principalmente a partir dos anos 60, promovendo, assim, melhorias no ensino de línguas estrangeiras. Rubin (1987), Davis (1995) e Gass e Selinker (2008) são alguns dos autores que embasam teoricamente esta pesquisa. 

Biografia do Autor

  • Maria Carolina Terra Heberlein, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participou de um programa da Fulbright como professora assistente de Português na University of Iowa (EUA) por dez meses em 2008/2009. 

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

O uso de estratégias de comunicação no contexto de sala de aula: um estudo de caso. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 474-489. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5430