A progressão temática em produções escritas de alunos de espanhol como língua estrangeira

Autores

  • Flávia Colen Meniconi Professora de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras,da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Progressão textual. Coerência. Coesão.

Resumo

Esta investigação analisa produções escritas dos alunos de Letras de uma universidade pública do nordeste do Brasil, com a finalidade de observar o desenvolvimento argumentativo e o uso dos marcadores discursivos, na progressão textual. Utilizo as pesquisas na área da linguística de texto e as regras de uso dos marcadores de coerência e coesão como os principais aportes teóricos (KOCH, 2002; FLORES; KARNOPP; DRIS, 2006; FÁVERO, 1991). Os resultados mostraram inadequações no desenvolvimento dos argumentos apresentados, evidenciando falhas no uso de elementos de coesão e no estabelecimento da relação entre tema e rema. O estudo aponta a necessidade de sistematizar uma didática voltada para o ensino de estratégias de progressão textual e utilização de marcadores do discurso.

Biografia do Autor

  • Flávia Colen Meniconi, Professora de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras,da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Professora de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras, Estágio em Língua Espanhola e Leitura e Produção de Textos em Espanhol, do quadro efetivo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

A progressão temática em produções escritas de alunos de espanhol como língua estrangeira. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 416-434. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5427