A progressão temática em produções escritas de alunos de espanhol como língua estrangeira
Palavras-chave:
Progressão textual. Coerência. Coesão.Resumo
Esta investigação analisa produções escritas dos alunos de Letras de uma universidade pública do nordeste do Brasil, com a finalidade de observar o desenvolvimento argumentativo e o uso dos marcadores discursivos, na progressão textual. Utilizo as pesquisas na área da linguística de texto e as regras de uso dos marcadores de coerência e coesão como os principais aportes teóricos (KOCH, 2002; FLORES; KARNOPP; DRIS, 2006; FÁVERO, 1991). Os resultados mostraram inadequações no desenvolvimento dos argumentos apresentados, evidenciando falhas no uso de elementos de coesão e no estabelecimento da relação entre tema e rema. O estudo aponta a necessidade de sistematizar uma didática voltada para o ensino de estratégias de progressão textual e utilização de marcadores do discurso.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.