CANTO COMPASSADO: OS CANTARES DE AMIGO E OS CANTARES DE HILDA HILST
Palavras-chave:
Lírica brasileira. Contemporaneidade. Trovadorismo galego-português. Cantigas de amigo. Hilda Hilst.
Resumo
Este artigo pretende realizar uma leitura de parte da lírica de Hilda Hilst. Em primeiro lugar, será vista a produção dessa poetisa no panorama da lírica brasileira contemporânea, tentando estabelecer a qual linhagem lírica ela se filia. Num segundo momento, serão vistas algumas características relacionadas às cantigas de amigo galego-portuguesas, tais como a configuração do eu-lírico feminino, a estrutura, os temas. A partir daí, será visto como Hilda Hilst promoveu uma (re)leitura desse gênero dos Cancioneiros do Trovadorismo em sua obra Cantares, publicada em 2002.
Como Citar
Ribeiro, R., & Camargo, G. F. (1). CANTO COMPASSADO: OS CANTARES DE AMIGO E OS CANTARES DE HILDA HILST. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(1), 249-264. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5416
Edição
Seção
Teoria Literária
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.