A ENCARNAÇÃO DE UM IDEAL
Palavras-chave:
José de Alencar. Idealização. Mulher. Casamento. Amor.
Resumo
O artigo aborda o último romance de José de Alencar, Encarnação, enfocando especialmente a trajetória da protagonista, Amália, que de moça irônica, debochada, cética quanto ao amor e indisposta para o casamento, converte-se em uma esposa exemplar, verdadeiro modelo de abnegação amorosa. Ressaltaremos esse processo de mudança, destacando sua característica principal, de ser algo predeterminado e necessário, de acordo com o imaginário do qual faz parte. Apontaremos ainda outros aspectos e nuanças peculiares à produção alencariana e ao temperamento romântico.
Como Citar
Souza, P. (1). A ENCARNAÇÃO DE UM IDEAL. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(1), 228-248. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5415
Edição
Seção
Teoria Literária
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.