O ENSINO DOS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DAS CATEGORIZAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Ensino de Português. Gramática. Livro Didático. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Resumo
Este artigo investiga, à luz dos critérios de análise e categorizações utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), como o ensino dos conhecimentos linguísticos se apresenta nas coleções didáticas de Língua Portuguesa e quais aspectos são relevantes para distinguir as obras entre si. Visando tal objetivo, apresentaremos inicialmente uma articulação entre língua, ensino e orientação para a prática, que põem esta investigação em conexão com a Linguística Aplicada. Em seguida, nos dedicaremos a uma discussão sobre livro didático e ensino de gramática no bojo de teorizações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Por fim, serão analisados os instrumentos de avaliação do PNLD, através de um conjunto de variáveis teórico-metodológicas do ensino de gramática, concomitante à análise das atividades de cinco livros didáticos.
Como Citar
Cortez, S. (1). O ENSINO DOS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DAS CATEGORIZAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(1), 151-175. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5410
Edição
Seção
Linguística
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