A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTO DURANTE A INTERAÇÃO ORAL DE APRENDIZES EM UMA AULA DE LE (INGLÊS)
Palavras-chave:
Interação oral. Andaimento. Aprendizagem colaborativa. Inglês.
Resumo
Os estudos sobre ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras (LEs) nos moldes atuais têm evidenciado a perspectiva sociocultural como essencial ao processo de reflexão, discussão e tomada de decisões através do trabalho em conjunto para a realização de tarefas instrucionais em sala de aula. À medida que o ambiente que nos cerca exerce um papel fundamental na forma como nós construímos o conhecimento, é necessário entender como essas ações ocorrem de forma prática. Essas ações correspondem aos suportes interacionais utilizados por um grupo heterogêneo na realização de uma determinada tarefa, a saber, scaffolding, termo no original traduzido para a nossa língua como andaimento e base deste estudo. Nessa pesquisa, busquei compreender como a colaboração e assistência dos indivíduos, durante a interação oral, formaram bases (scaffolding) para que qualquer um deles fosse capaz de executar uma tarefa que não seria capaz de realizar sozinho, garantindo assim o sucesso na aprendizagem coletiva.
Como Citar
Oliveira, H. (1). A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTO DURANTE A INTERAÇÃO ORAL DE APRENDIZES EM UMA AULA DE LE (INGLÊS). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(1), 88-101. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5406
Edição
Seção
Linguística
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.