UMA BREVE CONSIDERAÇÃO DO SISTEMA VOCÁLICO ORAL PRETÔNICO E POSTÔNICO FINAL EM CANÇÕES NORDESTINAS

  • André Luis Ferreira Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Oposição. Neutralização. Harmonização. Variação. Vogais.

Resumo

A língua é heterogênea, isto é, cada comunidade de fala possui um comportamento lingüístico específico. Isso faz com que ela possua variantes lingüísticas e expresse, por meio da fala, idiossincrasias dos falantes pertinentes para um estudo descritivo da língua. Essas variantes, que podem ser de sexo (masculino ou feminino), etárias, formais e informais, geográficas, são ocasionadas à vezes por algumas variações entre os segmentos vocálicos. Assim, o objetivo da pesquisa é fazer breves considerações do sistema vocálico oral pretônico e postônico final em canções nordestinas. Buscando, por meio destas, constatar nos segmentos vocálicos os fenômenos de neutralização, de alçamento por harmonização e por debordamento.

Biografia do Autor

André Luis Ferreira Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mestrando em Letras, subárea Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de educação básica do estado do Rio de Janeiro.
Como Citar
Gomes, A. L. (1). UMA BREVE CONSIDERAÇÃO DO SISTEMA VOCÁLICO ORAL PRETÔNICO E POSTÔNICO FINAL EM CANÇÕES NORDESTINAS. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(1), 30-40. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5402
Seção
Linguística