Valoração e a construção da identidade do resenhista: um estudo de caso em resenhas acadêmicas da área de Linguística
Resumo
Em suas investigações sobre semântica do discurso, Martin e White (2005) defendem que,em alguns domínios discursivos, tal qual o acadêmico, convenções particulares de composiçãocondicionam fortemente os estilos avaliativos empregados pelos escritores. Destarte, o presentetrabalho propõe-se à produção de um exame arguto das escolhas linguísticas que evidenciam aavaliatividade e a construção identitária do resenhista em resenhas acadêmicas da área deLinguística. Estas apresentam moldes mais ou menos rígidos, responsáveis pela padronização dostextos científicos. Ao discutir essas escolhas, percebe-se o modo como o sistema de valoraçãoconfirma e coopera igualmente para o estabelecimento de práticas discursivas e de relações sociaispor meio de mecanismos linguístico-discursivos regulares num gênero cujo uso é eminentementerequerido na academia. Esses mecanismos mostram de forma contínua a maneira como éconstruído, diluído ou afirmado o posicionamento do produtor textual, além de expor ocomprometimento que tem esse produtor/resenhista com aquilo que manifesta na resenha.
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