Valoração e a construção da identidade do resenhista: um estudo de caso em resenhas acadêmicas da área de Linguística

Autores

  • Alex Luis Santos Graduando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Cláudio Márcio Carmo Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Letras (PROMEL)

Resumo

Em suas investigações sobre semântica do discurso, Martin e White (2005) defendem que,em alguns domínios discursivos, tal qual o acadêmico, convenções particulares de composiçãocondicionam fortemente os estilos avaliativos empregados pelos escritores. Destarte, o presentetrabalho propõe-se à produção de um exame arguto das escolhas linguísticas que evidenciam aavaliatividade e a construção identitária do resenhista em resenhas acadêmicas da área deLinguística. Estas apresentam moldes mais ou menos rígidos, responsáveis pela padronização dostextos científicos. Ao discutir essas escolhas, percebe-se o modo como o sistema de valoraçãoconfirma e coopera igualmente para o estabelecimento de práticas discursivas e de relações sociaispor meio de mecanismos linguístico-discursivos regulares num gênero cujo uso é eminentementerequerido na academia. Esses mecanismos mostram de forma contínua a maneira como éconstruído, diluído ou afirmado o posicionamento do produtor textual, além de expor ocomprometimento que tem esse produtor/resenhista com aquilo que manifesta na resenha.

Biografia do Autor

  • Alex Luis Santos, Graduando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Alex Luis dos Santos

    Graduando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), participa do Grupo de Pesquisaem Cultura, Representação e Discurso, e atualmente desenvolve pesquisa fomentada pelo CNPq.

  • Cláudio Márcio Carmo, Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Letras (PROMEL)

    Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Letras (PROMEL) e no Departamento de Letras, Artes ecultura (DELAC), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Estudos Linguísticos pelaUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem seus estudos voltados para a Linguística SistêmicoFuncional.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Valoração e a construção da identidade do resenhista: um estudo de caso em resenhas acadêmicas da área de Linguística. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 298-320. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5384