Um estudo da semiótica fílmica do conto “O Coração Revelador”, de Edgar Allan Poe adaptado para a animação de Os Simpsons
Resumo
Este artigo está baseado nos conceitos relativos aos estudos sobre semiótica fílmica, propõe investigar como ocorreu a recriação do conto “O Coração Revelador”, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, para a série de animação Os Simpsons no episódio “A Rival de Lisa”, dirigido por Mark Kirkland. Porém, nossa análise será descritiva, não prescritiva, por isso não emitiremos qualquer juízo de valor na recriação, pois o que nos interessa é entender a maneira como os produtores de Os Simpsons criaram sua tradução intersemiótica. Ademais, pretendemos entender como os fenômenos sígnicos se articulam para sugerir efeitos os mais diversos no pólo receptor.
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.