Alçamento das vogais médias pretônicas na cidade de Ouro Branco-MG

  • Melina Rezende Dias Faculdade de Tecnologia Senai Belo Horizonte.
Palavras-chave: Sociolinguística. Vogais médias pretônicas. Alçamento.

Resumo

Este artigo descreve os resultados da pesquisa, realizada na cidade de Ouro Branco, sobre o alçamento das vogais medias pretônicas. Para este estudo, selecionamos 8 informantes estratificadamente distribuídos por sexo (masculino e feminino) e faixa etária (jovens e adultos).Com base na Teoria da Variação e Mudança, foram analisados os seguintes fatores linguísticos: vogal da sílaba tônica, vogal entre a vogal da variável e a tônica, modo do segmento precedente, ponto do segmento precedente, modo do segmento seguinte e ponto do segmento seguinte.  Constatamos que em Ouro Branco ocorre a harmonia vocálica, desencadeada pela vogal alta seguinte, tanto para o alçamento de /e/, quanto para o alçamento de /o/. Constatamos que para o alçamento de /o/, ocorre também o processo de redução vocálica. Constatamos, ainda, que há restrições lexicais.

 

Biografia do Autor

Melina Rezende Dias, Faculdade de Tecnologia Senai Belo Horizonte.

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Faculdade de Tecnologia Senai Belo Horizonte.

 

Como Citar
Dias, M. (1). Alçamento das vogais médias pretônicas na cidade de Ouro Branco-MG. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(1), 99-110. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5358
Seção
Linguística