A linguagem publicitária: um estudo comparativo entre a publicidade brasileira e canadense

  • Nelly Medeiros Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Tayana Dias Menezes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: comunicação, linguagem publicitária, análise de anúncios.

Resumo

O objetivo central deste trabalho é refletir sobre a natureza da publicidade e como a linguagem se insere neste contexto. Para as análises realizadas foi utilizado especialmente o texto de Melillo (2001). A autora se propõe a analisar criticamente a linguagem publicitária canadense. Para compreender o posicionamento da autora, é necessário inseri-la no seu contexto político e linguístico, ou seja, dentro da situação política e cultural canadense. Portanto, localizaremos a autora dentro de um quadro político e cultural particular para depois expor suas ideias sobre a publicidade e deslocar essas ideias para a realidade das peças publicitárias brasileiras. Esse deslocamento é interessante porque nos dará a possibilidade de pensar sobre a natureza e os objetivos da publicidade, e observar com mais cuidado o que nos é singular: a nossa publicidade, isto é, a publicidade brasileira. Este estudo terá também como base: Carvalho (2003), que segue a Análise do Discurso. Vale salientar que embora, as ideias de Melillo (2001) sejam direcionadas para as publicidades Canadenses, defendemos, nesta pesquisa, que a publicidade de uma forma geral, seja ela canadense, ou brasileira, ou qualquer outra, tem um único objetivo central: o convencimento. E este é independente de nacionalidade.

Biografia do Autor

Nelly Medeiros Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Léxico da propaganda) e docente da mesma instituição. E-mail: nellycar@terra.com.br.

Tayana Dias Menezes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tutora do curso de Letras pela mesma instituição (UFPE).

Como Citar
Carvalho, N., & Menezes, T. (1). A linguagem publicitária: um estudo comparativo entre a publicidade brasileira e canadense. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 361-371. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5357
Seção
Linguística