A linguagem publicitária: um estudo comparativo entre a publicidade brasileira e canadense
Palavras-chave:
comunicação, linguagem publicitária, análise de anúncios.Resumo
O objetivo central deste trabalho é refletir sobre a natureza da publicidade e como a linguagem se insere neste contexto. Para as análises realizadas foi utilizado especialmente o texto de Melillo (2001). A autora se propõe a analisar criticamente a linguagem publicitária canadense. Para compreender o posicionamento da autora, é necessário inseri-la no seu contexto político e linguístico, ou seja, dentro da situação política e cultural canadense. Portanto, localizaremos a autora dentro de um quadro político e cultural particular para depois expor suas ideias sobre a publicidade e deslocar essas ideias para a realidade das peças publicitárias brasileiras. Esse deslocamento é interessante porque nos dará a possibilidade de pensar sobre a natureza e os objetivos da publicidade, e observar com mais cuidado o que nos é singular: a nossa publicidade, isto é, a publicidade brasileira. Este estudo terá também como base: Carvalho (2003), que segue a Análise do Discurso. Vale salientar que embora, as ideias de Melillo (2001) sejam direcionadas para as publicidades Canadenses, defendemos, nesta pesquisa, que a publicidade de uma forma geral, seja ela canadense, ou brasileira, ou qualquer outra, tem um único objetivo central: o convencimento. E este é independente de nacionalidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.