A subversão do mito religioso no conto “J´s marriage”, do autor contemporâneo norte-americano Robert Coover

  • Fernanda Aquino Sylvestre professora adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palavras-chave: Literatura contemporânea. Literatura norte-americana. Robert Coover. Mitos Bíblicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como o autor contemporâneo Robert Coover subverte o mito bíblico de José e Maria no conto “J´s marriage. O escritor norte-americano chama atenção para o fato de que se um mito não for eficaz, torna-se apenas ficção, como no conto citado, em que José e Maria se destacam por suas formas humanizadas. Coover, dessa maneira, leva seus leitores a questionarem a fé nos mitos e perceberem que sem polemizá-los, a ordem social, política e religiosa (dependendo do mito) permanecerá a mesma. O objetivo principal do autor é compor um novo texto, com novas possibilidades de leitura, que subverte os elementos tradicionais da narrativa e exige do leitor um trabalho de reconstrução e problematização da ordem vigente por meio do mito bíblico. 

Biografia do Autor

Fernanda Aquino Sylvestre, professora adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em estudos literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP – Araraquara), professora adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Como Citar
Sylvestre, F. (1). A subversão do mito religioso no conto “J´s marriage”, do autor contemporâneo norte-americano Robert Coover. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(1), 145-157. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5353
Seção
Teoria Literária