Variação e mudança linguística: a emergência do artigo definido na língua latina

Autores

  • Maria Lurdes Nazário Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Variação linguística. Mudança linguística. Artigo definido.

Resumo

Faz-se aqui uma revisão teórica sobre a emergência do artigo definido no latim vulgar, sistematizando-se como uma nova categoria linguística e tendo o seu uso difundido nas línguas românicas. O artigo definido surge no latim vulgar após uma mudança linguística ocorrida no sistema pronominal latino com o demonstrativo ille. A perspectiva assumida neste trabalho é de que a língua está em constante evolução, mantendo estágios de variação, podendo ocorrer posteriormente uma mudança linguística (LABOV, 1972). Objetiva-se com esse enfoque evidenciar a heterogeneidade inerente das línguas naturais, sendo fundamental compreender que todo e qualquer sistema linguístico é estruturado, funcional, social e histórico (LABOV, 1982; FARACO, 2005).

Biografia do Autor

  • Maria Lurdes Nazário, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do Núcleo de Estudos da História Linguística de Goiás (FL/UFG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Itapuranga).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Variação e mudança linguística: a emergência do artigo definido na língua latina. (2011). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 333-344. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5352