Gestão de identidades em relações afetivas através do humor conversacional

Autores

  • Letícia Rezende Stallone Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Humor Conversacional. Interação. Análise da Conversa (AC). Análise de Categorização de Pertença (ACP).

Resumo

Este artigo aborda a construção de identidades em relações afetivas através do humor conversacional. Investiga o entre-lugar (CUCHE, 2002; BHABHA, [1998] 2005) de produção de identidades, em que humor e agressividade se mostram presentes. Sob perspectiva da Análise da Conversa, adota a Análise de Categorização de Pertença (ACP) no intuito de entender o que é considerado relevante no jogo de construção de identidades em momentos de humor. O estudo se mostra relevante uma vez que pretende contribuir com a demonstração de padrões de humor conversacional sob uma perspectiva interacional, aprofundando discussões importantes tanto acerca de humor, quanto de estratégias de identidades em contextos afetivos. As relações analisadas demonstram a presença de sequências argumentativas de valor agressivo (ANTAKI, 1994) solucionadas pela relevância a elementos interacionais de humor demonstrando ora envolvimento do grupo, ora sentimentos de antagonismo.

Biografia do Autor

  • Letícia Rezende Stallone, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Gestão de identidades em relações afetivas através do humor conversacional. (2011). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 315-332. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5349