Gestão de identidades em relações afetivas através do humor conversacional

  • Letícia Rezende Stallone Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Humor Conversacional. Interação. Análise da Conversa (AC). Análise de Categorização de Pertença (ACP).

Resumo

Este artigo aborda a construção de identidades em relações afetivas através do humor conversacional. Investiga o entre-lugar (CUCHE, 2002; BHABHA, [1998] 2005) de produção de identidades, em que humor e agressividade se mostram presentes. Sob perspectiva da Análise da Conversa, adota a Análise de Categorização de Pertença (ACP) no intuito de entender o que é considerado relevante no jogo de construção de identidades em momentos de humor. O estudo se mostra relevante uma vez que pretende contribuir com a demonstração de padrões de humor conversacional sob uma perspectiva interacional, aprofundando discussões importantes tanto acerca de humor, quanto de estratégias de identidades em contextos afetivos. As relações analisadas demonstram a presença de sequências argumentativas de valor agressivo (ANTAKI, 1994) solucionadas pela relevância a elementos interacionais de humor demonstrando ora envolvimento do grupo, ora sentimentos de antagonismo.

Biografia do Autor

Letícia Rezende Stallone, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Como Citar
Stallone, L. (1). Gestão de identidades em relações afetivas através do humor conversacional. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 315-332. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5349
Seção
Linguística