Paraupava e Sabarabuçu: estudo dos nomes

Autores

  • Karylleila Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Carla Bastini Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Mito Paraupava. Sabarabuçu. Etnolinguística. Rio Araguaia.

Resumo

Para analisar o mito Paraupava, Lagoa Paraupava, Rio Paraupava e a Serra Resplandescente ou Sabarabuçu, é necessário realizar um estudo sobre a geografia das bandeiras paulistas: de onde partiam, quais os caminhos percorridos, objetivos e interesses, pois foi a partir dos conhecimentos obtidos com as penetrações nos sertões que se tornou possível aos bandeirantes paulistas uma busca pelo mito indígena da Lagoa Paraupava e uma tentativa de encontrar o Rio Paraupava, primeira denominação do atual Rio Araguaia, por conseguinte dar subsídio aos cosmógrafos portugueses para a realização de suas cartas geográficas científicas do interior do continente da América portuguesa.

Biografia do Autor

  • Karylleila Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Professora Adjunta dos Cursos de Artes e Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Carla Bastini, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Bolsista PIBIC/CNPq. Aluna do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Paraupava e Sabarabuçu: estudo dos nomes. (2011). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 303-313. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5347