A variação dos verbos colocar e botar na modalidade oral da língua

  • Krícia Helena Barreto Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Nathália Felix Oliveira Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Patrícia Fabiane Amaral Cunha Lacerda Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Palavras-chave: Teoria da variação. Varbrul. Variação semântico-lexical

Resumo

Este trabalho objetiva averiguar sincronicamente a variação linguística existente no uso dos verbos colocar e botar. Para a análise das ocorrências, foram utilizados dois corpora representativos da modalidade oral informal da língua: o Projeto Mineirês: a construção de um dialeto (UFMG) e o Projeto NURC/RJ (UFRJ). A análise quantitativa dos dados baseou-se no programa computacional VARBRUL, a partir do qual se chegou a resultados estatísticos sobre os fatores mais relevantes para o favorecimento da variação entre esses dois verbos. Na tentativa de compreender o fenômeno enquanto variação discursiva, observando a limitação de uma análise puramente quantitativa, realizou-se, ainda, uma breve análise qualitativa. 

Biografia do Autor

Krícia Helena Barreto, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Nathália Felix Oliveira, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Patrícia Fabiane Amaral Cunha Lacerda, Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Como Citar
Barreto, K., Oliveira, N., & Cunha Lacerda, P. (1). A variação dos verbos colocar e botar na modalidade oral da língua. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(1), 77-95. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5343
Seção
Linguística