Construindo alternativas de inclusão social em Educação de Jovens e Adultos

  • Francisca Karoline Rodrigues Braga Universidade Federal do Acre (UFAC)
Palavras-chave: Diversidade Cultural. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cidadania.

Resumo

A sociedade brasileira, tal como é formada na atualidade, constitui-se a partir das contribuições de vários grupos sociais e culturais, aspecto esse que revela a diversidade cultural do e no constituir da nação. Entretanto, nesse processo de constituição do país, vários sujeitos foram submetidos a exclusões e marginalização dos direitos às condições de vida dignas de todo ser humano, como o acesso à escola e dos benefícios dela resultantes. Nesse sentido, a instituição escola emerge como um espaço de possibilidades do resgate do direito aos conhecimentos relacionados ao uso da leitura e da escrita como bens relevantes ao exercício de uma cidadania atual, especialmente na modalidade de educação de jovens e adultos. Assim sendo, propomo-nos analisar as contribuições da atividade educativa escolarizada, desenvolvidas junto aos sujeitos que frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para tanto, valer-nos-emos das teorizações desenvolvidas por Kleiman (1995), Santiago (2000), Souza (2000), os quais debatem e teorizam acerca da educação popular e função das práticas sociais de uso da leitura e da escrita desenvolvidas pela escola no contexto da sociedade atual.

Biografia do Autor

Francisca Karoline Rodrigues Braga, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC); membro do Grupo de Pesquisa Educação, culturas, identidades e cidadania, da Universidade Federal do Acre (UFAC)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); professora substituta na área de Investigação e Prática Pedagógica no Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC.

Como Citar
Braga, F. (1). Construindo alternativas de inclusão social em Educação de Jovens e Adultos. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 279-290. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5342
Seção
Linguística