ogos eletrônicos em língua inglesa: aspectos quantitativos do conteúdo lexical
Palavras-chave:
Linguística de Corpus. Aprendizagem de vocabulário. Jogos eletrônicos. Ferramentas computacionaisResumo
Esta pesquisa segue a orientação teórica da Linguística de Corpus, recorrendo basicamente aos preceitos de Berber Sardinha (2004), Nation (2003) e Cobb (1997). O objetivo geral do presente trabalho é analisar a frequência do conteúdo lexical de alguns jogos eletrônicos (Grand Theft Auto: San Andreas, Need for Speed Pro Street e Neverwinter Nights I) em língua inglesa. O conteúdo lexical dos três jogos foi convertido em formato texto, sem formatação, para tornar os dados legíveis pelas ferramentas de análise linguística. Uma vez que a pesquisa também possui caráter quantitativo, todo o tratamento linguístico e estatístico do corpus foi feito por meio do programa WordSmith Tools, versão 5, e do programa VocabProfile, versão 3. Os resultados obtidos pela análise computacional revelam que quase 80% do vocabulário contido nos três jogos é composto por palavras frequentes na língua inglesa. Portanto, a utilização de jogos eletrônicos pode ser benéfica aos estudantes, no tocante à prática de vocabulário.
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