ogos eletrônicos em língua inglesa: aspectos quantitativos do conteúdo lexical

Autores

  • Eduardo Batista Silva Professor de língua inglesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Jaqueline Borges Corrêa Especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual Paulista.
  • Leandro Mariano Silva Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Rio Preto (Unirp)

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. Aprendizagem de vocabulário. Jogos eletrônicos. Ferramentas computacionais

Resumo

Esta pesquisa segue a orientação teórica da Linguística de Corpus, recorrendo basicamente aos preceitos de Berber Sardinha (2004), Nation (2003) e Cobb (1997). O objetivo geral do presente trabalho é analisar a frequência do conteúdo lexical de alguns jogos eletrônicos (Grand Theft Auto: San Andreas, Need for Speed Pro Street e Neverwinter Nights I) em língua inglesa. O conteúdo lexical dos três jogos foi convertido em formato texto, sem formatação, para tornar os dados legíveis pelas ferramentas de análise linguística. Uma vez que a pesquisa também possui caráter quantitativo, todo o tratamento linguístico e estatístico do corpus foi feito por meio do programa WordSmith Tools, versão 5, e do programa VocabProfile, versão 3. Os resultados obtidos pela análise computacional revelam que quase 80% do vocabulário contido nos três jogos é composto por palavras frequentes na língua inglesa. Portanto, a utilização de jogos eletrônicos pode ser benéfica aos estudantes, no tocante à prática de vocabulário.

Biografia do Autor

  • Eduardo Batista Silva, Professor de língua inglesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor de língua inglesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG – Quirinópolis). Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – São José do Rio Preto)

     

     

  • Jaqueline Borges Corrêa, Especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual Paulista.

    Especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Araraquara).

  • Leandro Mariano Silva, Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Rio Preto (Unirp)

    Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), São José do Rio Preto – SP. 

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Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

ogos eletrônicos em língua inglesa: aspectos quantitativos do conteúdo lexical. (2012). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(1), 53-62. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5338