Um olhar sobre a prática avaliativa de língua inglesa

Autores

  • Bianca Costa Rodrigues Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Marinalva Pires dos Santos Rocha Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
  • Rejane Maria Gonçalves Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Avaliação. Instrumentos avaliativos. Prática avaliativa.

Resumo

 Este artigo objetiva discutir a avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Língua Inglesa. Para isso, apresenta conceito, histórico, abordagens, funções e alguns instrumentos, para posteriormente verificar a prática avaliativa de uma professora de Língua Inglesa do ensino fundamental segunda fase na rede estadual de ensino da cidade de Bela Vista de Goiás. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva, buscou-se identificar quais são os instrumentos utilizados pela docente, o peso que cada um representa na nota final e qual a atitude da docente após o resultado dos instrumentos avaliativos por ela utilizados, bem como a(s) teoria(s) que subjaz(em) a sua prática. A análise dos dados coletados revela que a professora é consciente do caráter processual da avaliação e sua prática avaliativa possui traços ora da abordagem tradicional, ora da abordagem comunicativa. 

Biografia do Autor

  • Bianca Costa Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás e professora de Língua Inglesa no Colégio Batista Goiano, Goiânia – Goiás.

     

     

  • Marinalva Pires dos Santos Rocha, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

    Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás e professora de língua portuguesa e língua inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

     

     

  • Rejane Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

    Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás, Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e professora assistente de Língua Inglesa na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. 

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Um olhar sobre a prática avaliativa de língua inglesa. (2011). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(1), 5-21. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5337