Leituras femininas, protagonistas de Machado

Autores

  • André Luis Mitidieri Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Josimare Francisco dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palavras-chave:

Formação do público leitor. Leitura feminina. Machado de Assis. Romance brasileiro oitocentista.

Resumo

O presente artigo aborda representações de práticas de leituras femininas e a formação do leitorado oitocentista brasileiro, percebendo que as personagens ficcionais, encontradas em romances de folhetins, podem ser entendidas como estratégias para aprimorar o gosto pela leitura literária entre as mulheres burguesas do século XIX brasileiro. Por intermédio da fortuna crítica dos “romances de leitoras” escritos por Machado de Assis, é possível notar que os romancistas aproveitavam os espaços de veiculação oferecidos pelos jornais como meios de alcançar novos perfis de leitores, mais especificamente, o público leitor feminino. No entanto, a crítica literária brasileira apenas destaca fatos como esses a partir do momento em que a história e a historiografia literária abarcam passam a dedicar espaço à leitura e em que a teoria literária acolhe a estética da recepção e as teorias do efeito. A pesquisa fundamenta-se em estudos sobre a leitura feminina no Brasil do século XIX e em trabalhos críticos sobre narrativas romanescas de Machado de Assis, principalmente, A mão e a luva e Iaiá Garcia, bem como nas reflexões de Antonio Cândido (2000), Hélio de Seixas Guimarães (2004a; 2004b), John Gledson (2006), José Guilherme Merquior (1977), Márcia Abreu (2003), Roberto Schwarz (2000) e Suzan Pravaz (1981). 

Biografia do Autor

  • André Luis Mitidieri, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Linguagens e Representações – da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Email: mitidierister@gmail.com.

     

     

     

  • Josimare Francisco dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Mestre em Letras – Mestrado em Linguagens e Representações – pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Email: josinhacroche@gmail.com.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Leituras femininas, protagonistas de Machado. (2012). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 317-339. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5295