Entre o discurso e a prática: análise de gêneros textuais em um livro didático de português como língua materna
Palavras-chave:
Gêneros textuais. Livro didático. PCN’s. Concepção de linguagem.Resumo
A pesquisa aqui exposta, em consonância com o projeto institucional UFAC/CELA “Práticas de letramento e ensino de língua portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior: uma análise linguística”, teve como objetivo analisar os livros didáticos “Português Linguagens” de Cereja e Magalhães (2009) vol. 1 e 2, a partir das seguintes questões problematizadoras (i) quais são as características teórico-metodológicas dos livros no tocante ao ensino de língua materna?; (ii) qual é a relação entre a(s) abordagem(ns) teórico-metodológica(s) dos PCN’s e os livros didáticos pesquisados? (iii) qual é a relação entre os gêneros textuais, as atividades desenvolvidas pelos autores para o trabalho com os gêneros e a proposta teórica do livro no que concerne ao ensino de língua materna? Nesse sentido, houve a preocupação em analisar se os aspectos teóricos desenvolvidos pelos autores se concretizam nas atividades. Tendo em vista essas questões problematizadoras, pudemos chegar a uma conclusão geral: embora o livro didático tenha uma proposta teórica – “um discurso” – de ensino de língua portuguesa concernente aos postulados nos PCN’s, essa teoria – na prática – não se concretiza ao se observar as atividades que são propostas pelo livro didático para a prática de leitura e produção de textos. Assim, os textos são trabalhados a partir de atividades que preconizam, majoritariamente, a assimilação de regras normativas da língua portuguesa.
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