Entre o discurso e a prática: análise de gêneros textuais em um livro didático de português como língua materna

  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Samara Zegarra de Freitas Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: Gêneros textuais. Livro didático. PCN’s. Concepção de linguagem.

Resumo

A pesquisa aqui exposta, em consonância com o projeto institucional UFAC/CELA “Práticas de letramento e ensino de língua portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior: uma análise linguística”, teve como objetivo analisar os livros didáticos “Português Linguagens” de Cereja e Magalhães (2009) vol. 1 e 2, a partir das seguintes questões problematizadoras (i) quais são as características teórico-metodológicas dos livros no tocante ao ensino de língua materna?; (ii) qual é a relação entre a(s) abordagem(ns) teórico-metodológica(s) dos PCN’s e os livros didáticos pesquisados? (iii) qual é a relação entre os gêneros textuais, as atividades desenvolvidas pelos autores para o trabalho com os gêneros e a proposta teórica do livro no que concerne ao ensino de língua materna? Nesse sentido, houve a preocupação em analisar se os aspectos teóricos desenvolvidos pelos autores se concretizam nas atividades. Tendo em vista essas questões problematizadoras, pudemos chegar a uma conclusão geral: embora o livro didático tenha uma proposta teórica – “um discurso” – de ensino de língua portuguesa concernente aos postulados nos PCN’s, essa teoria – na prática – não se concretiza ao se observar as atividades que são propostas pelo livro didático para a prática de leitura e produção de textos. Assim, os textos são trabalhados a partir de atividades que preconizam, majoritariamente, a assimilação de regras normativas da língua portuguesa.

 

Biografia do Autor

Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor Assistente 1 de Linguística/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre – (UFAC). E-mail: shelton_unb@yahoo.com.br.

Samara Zegarra de Freitas, Universidade Federal do Acre
Graduanda do curso de Letras (Português) e participante do Programa Voluntário em Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre. 
Como Citar
Souza, S., & Freitas, S. (1). Entre o discurso e a prática: análise de gêneros textuais em um livro didático de português como língua materna. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 299-316. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5294
Seção
Linguística