O uso dos recursos midiáticos no ensino de língua estrangeira à luz da pedagogia crítica da mídia

Autores

  • Raquel Silvano Almeida Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino de língua estrangeira. Pedagogia crítica da mídia.

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos, especialmente a partir de 1980 no Brasil, demandam uma formação acadêmica vinculada a novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento e o aprimoramento de competências e habilidades. Nesse contexto, o uso dos recursos midiáticos – mídias impressa, eletrônica e digital  no ensino de línguas requer uma proposta educativa que contemple uma sistematização para a seletividade das mídias e dos conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. A Pedagogia Crítica da Mídia, fundamentada nos Estudos Culturais (KELLNER, 2001; PENTEADO, 1998; PORTO, 1998; MARTIRANI, 1998; GIROUX, 1997), propõe articular a metodologia de ensino do professor com a utilização dos recursos midiáticos na formação acadêmica e profissional do aluno, a fim de trabalhar em uma perspectiva de leitura crítica dos conteúdos trazidos pelas mídias. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer uma breve discussão acerca das contribuições dos pressupostos da Pedagogia Crítica da Mídia para o uso das mídias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), bem como apresentar elementos teóricos e metodológicos com o propósito de oferecer ao professor de LE uma abordagem de uso desses recursos no contexto educacional.

Biografia do Autor

  • Raquel Silvano Almeida, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de língua inglesa em cursos livres. 

     

  • Teresa Kazuko Teruya, Universidade de Brasília (UnB)

    Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

O uso dos recursos midiáticos no ensino de língua estrangeira à luz da pedagogia crítica da mídia. (2012). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 279-297. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5293