O uso dos recursos midiáticos no ensino de língua estrangeira à luz da pedagogia crítica da mídia

  • Raquel Silvano Almeida Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino de língua estrangeira. Pedagogia crítica da mídia.

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos, especialmente a partir de 1980 no Brasil, demandam uma formação acadêmica vinculada a novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento e o aprimoramento de competências e habilidades. Nesse contexto, o uso dos recursos midiáticos – mídias impressa, eletrônica e digital  no ensino de línguas requer uma proposta educativa que contemple uma sistematização para a seletividade das mídias e dos conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. A Pedagogia Crítica da Mídia, fundamentada nos Estudos Culturais (KELLNER, 2001; PENTEADO, 1998; PORTO, 1998; MARTIRANI, 1998; GIROUX, 1997), propõe articular a metodologia de ensino do professor com a utilização dos recursos midiáticos na formação acadêmica e profissional do aluno, a fim de trabalhar em uma perspectiva de leitura crítica dos conteúdos trazidos pelas mídias. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer uma breve discussão acerca das contribuições dos pressupostos da Pedagogia Crítica da Mídia para o uso das mídias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), bem como apresentar elementos teóricos e metodológicos com o propósito de oferecer ao professor de LE uma abordagem de uso desses recursos no contexto educacional.

Biografia do Autor

Raquel Silvano Almeida, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de língua inglesa em cursos livres. 

 

Teresa Kazuko Teruya, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Como Citar
Almeida, R., & Teruya, T. (1). O uso dos recursos midiáticos no ensino de língua estrangeira à luz da pedagogia crítica da mídia. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 279-297. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5293
Seção
Linguística