O uso dos recursos midiáticos no ensino de língua estrangeira à luz da pedagogia crítica da mídia
Palavras-chave:
Formação de Professores. Ensino de língua estrangeira. Pedagogia crítica da mídia.Resumo
Os avanços científicos e tecnológicos, especialmente a partir de 1980 no Brasil, demandam uma formação acadêmica vinculada a novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento e o aprimoramento de competências e habilidades. Nesse contexto, o uso dos recursos midiáticos – mídias impressa, eletrônica e digital no ensino de línguas requer uma proposta educativa que contemple uma sistematização para a seletividade das mídias e dos conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. A Pedagogia Crítica da Mídia, fundamentada nos Estudos Culturais (KELLNER, 2001; PENTEADO, 1998; PORTO, 1998; MARTIRANI, 1998; GIROUX, 1997), propõe articular a metodologia de ensino do professor com a utilização dos recursos midiáticos na formação acadêmica e profissional do aluno, a fim de trabalhar em uma perspectiva de leitura crítica dos conteúdos trazidos pelas mídias. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer uma breve discussão acerca das contribuições dos pressupostos da Pedagogia Crítica da Mídia para o uso das mídias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), bem como apresentar elementos teóricos e metodológicos com o propósito de oferecer ao professor de LE uma abordagem de uso desses recursos no contexto educacional.
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