Inserções parentéticas no corpus do Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso

  • Marigilda Antônio Cuba Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Inserções parentéticas. Mesorregião sudeste. Mato Grosso. Atlas Linguístico.

Resumo

Este estudo analisa as inserções parentéticas encontradas na fala dos habitantes da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso, de acordo com os fatores envolvidos na perspectiva textual-interativa: i) a construção ou elaboração tópica do texto; ii) o locutor; iii) o interlocutor e iv) o ato comunicativo. O corpus da pesquisa constitui-se do Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso, produto de dissertação de Mestrado (CUBA, 2009). Para este estudo foi selecionada a narrativa correspondente à questão “quais lendas você conhece”, respondida pelo informante 03 (homem, da segunda faixa etária) de Rondonópolis, pescador, nascido na localidade. Esse inquérito durou 2 horas e cinquenta e seis minutos e foi extraído, para a análise, um segmento correspondente a doze minutos de gravação, durante o qual o informante narra a história de duas mulheres que se apaixonaram por um padre e se transformaram em mula-sem-cabeça. 

Biografia do Autor

Marigilda Antônio Cuba, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: cubamac@terra.com.br.

Como Citar
Cuba, M. (1). Inserções parentéticas no corpus do Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 269-278. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5292
Seção
Linguística