Notas sobre a questão da referência: algumas contribuições da reflexão filosófica para os estudos da linguagem

  • Marco Antônio Rosa Machado Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: Referência. Filosofia da linguagem. Semântica. Significado. Sentido.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a noção de referência, situando-a em relação aos estudos da linguagem, principalmente da linguística. Trata-se de uma tentativa de delimitar o conceito de referência, a partir de algumas teorias que se desenvolveram no âmbito da filosofia da linguagem e da linguística, nos séculos XIX e XX e de elucidar as principais questões linguísticas relacionadas a esse conceito. Tal investigação parte do pressuposto de que há uma relação dialética entre linguagem e exterioridade e busca explicitar essa relação. Por se tratar de uma pesquisa teórica, realizou-se um estudo bibliográfico de autores representativos das teorias que tratam do tema. Nossa investigação priorizou as implicações que diferentes abordagens sobre a referência têm na linguística contemporânea.

Biografia do Autor

Marco Antônio Rosa Machado, Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG - Anápolis). Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: machadorvd@yahoo.com.br.

Como Citar
Machado, M. (1). Notas sobre a questão da referência: algumas contribuições da reflexão filosófica para os estudos da linguagem. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 249-268. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5291
Seção
Linguística