Educação linguística, história, historiografia e prática docente

  • José Everaldo Nogueira Júnior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Palavras-chave: Ensino de Português. Educação Linguística. Historiografia. História.

Resumo

Este artigo é produto do minicurso ministrado no XIII Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e IV Congresso Internacional de Lusofonia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em maio de 2010. Tentamos estabelecer relações interdisciplinares, como é essencial à Historiografia Linguística e, para tanto, propusemos relacionar postulados da História e da Historiografia à prática docente, tendo em vista uma aplicação específica do professor de Língua Portuguesa. Dividido em duas partes, o artigo lança-se sobre os aspectos teóricos envolvidos na reflexão proposta: História, Historiografia Linguística e Educação Linguística; posteriormente, espraiando-se na aplicação da reflexão realizada, o artigo apresenta proposta de ensino e, dessa forma, visando à prática docente, debruça-se sobre um texto representativo de um momento importante da história do Brasil e da língua aqui utilizada: tomado na segunda parte do artigo, será abordado o século XVII. Há aqui uma proposta de tradução em prática efetiva de sala de aula aqueles postulados teóricos vistos e revistos nas cadeiras universitárias em todos os níveis de formação superior, um pouco na graduação, mais na especialização e ampliados nos cursos de mestrado e doutorado. Essa transposição didática é importante para que se diminua o fosso entre o que se aprende nas universidades e o que se ensina nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. 

Biografia do Autor

José Everaldo Nogueira Júnior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP) e no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. E-mail: jenj@uol.com.br.

Como Citar
Nogueira Júnior, J. (1). Educação linguística, história, historiografia e prática docente. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 219-234. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5289
Seção
Linguística