Educação linguística, história, historiografia e prática docente
Palavras-chave:
Ensino de Português. Educação Linguística. Historiografia. História.Resumo
Este artigo é produto do minicurso ministrado no XIII Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e IV Congresso Internacional de Lusofonia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em maio de 2010. Tentamos estabelecer relações interdisciplinares, como é essencial à Historiografia Linguística e, para tanto, propusemos relacionar postulados da História e da Historiografia à prática docente, tendo em vista uma aplicação específica do professor de Língua Portuguesa. Dividido em duas partes, o artigo lança-se sobre os aspectos teóricos envolvidos na reflexão proposta: História, Historiografia Linguística e Educação Linguística; posteriormente, espraiando-se na aplicação da reflexão realizada, o artigo apresenta proposta de ensino e, dessa forma, visando à prática docente, debruça-se sobre um texto representativo de um momento importante da história do Brasil e da língua aqui utilizada: tomado na segunda parte do artigo, será abordado o século XVII. Há aqui uma proposta de tradução em prática efetiva de sala de aula aqueles postulados teóricos vistos e revistos nas cadeiras universitárias em todos os níveis de formação superior, um pouco na graduação, mais na especialização e ampliados nos cursos de mestrado e doutorado. Essa transposição didática é importante para que se diminua o fosso entre o que se aprende nas universidades e o que se ensina nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
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