O papel dos textos legais e dos relatórios de viagem do período colonial sobre as representações sociais europeias

  • Lucio Lord Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Adriano Dornelles Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Palavras-chave: Documentos textuais, Etnocentrismo, Representação social, África, Brasil

Resumo

Este artigo analisa o papel que textos legais e documentos de viagens desempenharam na construção do imaginário europeu português sobre o africano e o índio-americano a partir de 1500. O estudo argumenta que desse processo construtivo resultou o etnocentrismo europeu e o discurso de “civilização” em oposição aos “novos povos” da África e América. A partir do estudo sobre Portugal, a análise sociológica aqui apresentada generaliza ao considerar que foi do contato com os novos povos que a sociedade europeia se redesenhou, se reinterpretou e se compreendeu no mundo como civilização. 

Biografia do Autor

Lucio Lord, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, tendo defendido a tese sobre movimentos sociais e políticas públicas. Possui Mestrado em Educação pela UFRGS, onde pesquisou a elaboração da política educacional no município de Porto Alegre. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação e Linguagem na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop (MT), onde atua em pesquisas sobre a formação das sociedades locais relacionando economia, direito e trabalho. E-mail: luciolord@hotmail.com.
Adriano Dornelles, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (1997), com especialização em Política pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuando na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Direito. E-mail: adrianodornelles@uol.com.br.
Como Citar
Lord, L., & Dornelles, A. (1). O papel dos textos legais e dos relatórios de viagem do período colonial sobre as representações sociais europeias. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 7(2), 255-271. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4819