O signo poético e o Ícone complexo: algumas considerações

Autores

  • Aguinaldo José Gonçalves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Palavras-chave:

Homologia, Pintura, Poesia, Poética, Relações

Resumo

As questões que envolvem o discurso poético e o discurso plástico, bem como as íntimas relações entre eles é o objeto deste artigo. Para o desenvolvimento dessas reflexões, foram privilegiados os aspectos decisivos de tensões entre signo verbal e signo visual, a questão do lirismo, a formação da metáfora visual na obra de Joan Miró e outros fenômenos estéticos de relevância. Esses aspectos tiveram com fio de prumo os procedimentos homológicos entre os dois sistemas como ponto decisivo de nossas perquirições teóricas.

Biografia do Autor

  • Aguinaldo José Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
    Poeta, narrador e ensaísta. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente pela UNESP. Professor orientador do IBILCE-UNESP e pertence ao Programa de Mestrado da PUC-GOIÁS. E-mail: agnus.fenix@gmail.com.

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Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

O signo poético e o Ícone complexo: algumas considerações. (2015). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 7(2), 179-198. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4817