Praz, Ponce, Performance Studies e Performance Art: três abordagens em três tempos nas relações Literatura e Dança

Autores

  • Márcio Pizarro Noronha Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Dança. Literatura. Performance. Dolores Ponce. Mario Praz.

Resumo

O artigo apresenta e investiga três sistemas de análise das relações entre Literatura e Dança. O primeiro deles é o clássico de Mario Praz, adaptado para o estudo da dança. O segundo é o de Dolores Ponce que utiliza o alfabeto do movimento de Ann Hutchinson. E o terceiro diz respeito a uma interlocução com o campo da performance art e da performance studies. O objetivo deste artigo é de cunho teórico-metodológico e busca atualizar e cruzar os três sistemas de análise e interpretações das relações entre as linguagens, as mídias, as materialidades e as artes. Partindo das teses de Praz, chega-se ao sistema proposto por Ponce, num diálogo com a obra de Gillo Dorfles. A partir de Ponce, observamos dois aspectos relacionados ao campo dos estudos da performance, levando a um novo nível de relações entre linguagens. 

Biografia do Autor

  • Márcio Pizarro Noronha, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor e pesquisador do PPG História (M/D) - UFG. Líder do GP CNPq Interartes Processos e Sistemas Interartísticos e Estudos de Performance e Vice-Líder do GP CNPq Literatura e Cultura Contemporâneas. E-mail: pizarronoronha@gmail.com.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Praz, Ponce, Performance Studies e Performance Art: três abordagens em três tempos nas relações Literatura e Dança. (2015). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 7(2), 237-254. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4802