Breve estudo e análise sobre as Políticas Linguísticas no Brasil

Autores

  • Marta Matilde Luchesa (UFPR) Universidade Federal do Paraná
  • Claudio José Luchesa (UFPR) Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Política Linguística, Língua. Periódico

Resumo

Resumo: A Linguística Aplicada contemporânea está sendo reinventada, em um momento de revisão de suas bases epistemológicas por meio da interação com áreas do conhecimento e modos de produção diversos. Trata­-se de um momento de re/construção teórica, que deixa para trás fundamentos tradicionais da Linguística Teórica modernista. Esse momento é marcado por várias produções científicas, entre as quais artigos publicados em Periódicos. Este artigo apresenta um breve estudo sobre o aporte teórico no campo das políticas linguísticas no Brasil, com uma análise intertextual. O estudo contempla a abordagem teórica focada em temas fundamentais para o campo das políticas linguísticas, sendo feito a partir de estudos selecionados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sendo desenvolvida a partir de textos publicados em livros, artigos, dissertações e teses, portanto, a pesquisa enquadra-se na metodologia qualitativa. O artigo contribui com o processo de reformulação do campo de Linguística Aplicada no país por possibilitar aos leitores e pesquisadores uma visão ampla da trajetória das produções científicas relacionadas às Políticas Linguísticas nos últimos 10 anos, sendo uma fonte de dados para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Linguística Aplicada; Política Linguística; Língua. Periódico.

Biografia do Autor

  • Marta Matilde Luchesa (UFPR), Universidade Federal do Paraná

    Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora substituta de Língua Inglesa no curso de graduação em Letras Português Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de Inglês no   Pucpr idiomas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

  • Claudio José Luchesa (UFPR), Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Engenharia Florestal, pelo Centro de Ciências Florestais e da Madeira do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.  Mestre em Ciências Sociais Aplicadas com Concentração em Economia, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas Facipal, Palmas, PR. U Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, São Miguel do Oeste, SC. Especialista em Desenvolvimento Gerencial, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, São Miguel do Oeste, SC. Professor em cursos de graduação e pós-graduação desde 1995, principalmente em disciplinas profissionalizantes: Administração de Materiais, Administração da Produção e com maior atuação em Administração Financeira. Professor de Matemática Financeira e Estatística; orientador de monografias e participante de bancas de avalação. Coordenou cursos de Administração e participou de conselhos universitários. Membro de grupo de pesquisa.

     

Downloads

Publicado

2017-05-06

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Breve estudo e análise sobre as Políticas Linguísticas no Brasil. (2017). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(2), 227-241. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4709