A presença do nome do animal 'gato' em expressões fixas do português

  • Luciana Massai do Carmo (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras
Palavras-chave: Fraseologia, expressão fixa, nomes de animais

Resumo

Tomando como base a teoria da Gramática de Construções e o conceito de expressão fixa inserida no âmbito da fraseologia, este artigo se propõe a analisar algumas expressões fixas do português retiradas do Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa e do Dicionário Aulete Digital que contenham o nome do animal “gato” em seus itens lexicais constitutivos e sua possível relação com a simbologia desse animal, que são: “à noite todos os gatos são pardos”;“gato escaldado tem medo de água fria.”;“gato morto”;“gatos pingados.”;“gato por lebre”; “fazer de gato e sapato”;“quem não tem cão, caça com gato.” e “viver como cão e gato”. Para tal análise, foram coletados exemplos autênticos de uso dessas expressões no Corpus do português.

Biografia do Autor

Luciana Massai do Carmo (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras
Mestranda no Programa de estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais na àrea de Linguística Teórica e Descritiva - Variação e Mudança Linguística.
Publicado
2017-05-06
Como Citar
Carmo (UFMG), L. (2017). A presença do nome do animal ’gato’ em expressões fixas do português. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(2), 209-226. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4639
Seção
Linguística