O COMPORTAMENTO DO VERBO HAVER NO TEXTO DE PERO GÂNDAVO
Palavras-chave:
Gramaticalização. Verbos existenciais, verbo haver, verbo ter. Mudança linguística.Resumo
No intuito de discutir o processo de gramaticalização que ocorreu em períodos anteriores da língua, este trabalho utiliza-se dos dados obtidos no texto História da Província de Santa Cruz de autoria de Pero Magalhães de Gândavo datado do século XVI. Ao mapear as possibilidades de ocorrência dos argumentos dos verbos principais do corpus empregado, apresentamos uma descrição do comportamento do verbo haver utilizado em seu sentido existencial. Dessa maneira, objetivamos mapear o comportamento dos argumentos deste verbo e trazer discussões teóricas queabordem os aspectos do processo de gramaticalização, assim como as características estruturais dos verbos existenciais como o verbo haver e o verbo ter.
Downloads
Edição
Seção
Temática Livre: Estudos Linguísticos
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
Como Citar
O COMPORTAMENTO DO VERBO HAVER NO TEXTO DE PERO GÂNDAVO. (2009). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 1(1), 165-182. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4566