PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: A REESCRITA COMO FORMA DE ROMPER A ARTIFICIALIDADE DE USO DA LÍNGUA
Palavras-chave:
Produção de textos. Artificialidade. Reescrita. Ensino.Resumo
Este texto apresenta os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Buscando a qualidade do ensino na universidade e na e na escola”, desenvolvido no Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás. Serão analisadas algumas respostas fornecidas por professores de ensino médio, em questionário proposto pela pesquisa, as quais revelam a forma como vem sendo conduzido o ensino de produção de textos nas escolas pesquisadas. Além disso, refletiremos sobre a importância dareescrita, a partir da análise de textos reescritos por alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do CAJ. Nossos dados revelam que a reescrita, se utilizada regularmente como estratégia de ensino, pode ser uma ferramenta eficiente para quebrar a artificialidade do uso da língua nas aulas de Língua Portuguesa.
Downloads
Edição
Seção
Temática Livre: Estudos Linguísticos
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
Como Citar
PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: A REESCRITA COMO FORMA DE ROMPER A ARTIFICIALIDADE DE USO DA LÍNGUA. (2009). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 1(1), 80-98. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4562