A escola como comunidade de fala que vitaliza o povo indígena chiquitano
Palavras-chave:
Ecolinguística, Comunidade de Fala, Comunidade de Língua.Resumo
Entre as populações indígenas brasileiras ressurgidas/emergentes encontramos o povo chiquitano que sofreu perdas importantíssimas do território e da sua cultura em virtude do processo colonizador. Nos anos de 2001 e 2002, o que restava de seu espaço para sobrevivência corria o risco de ser tomado pelos fazendeiros da região. A chance de ficar com a terra poderia estar na criação de um contradiscurso capaz de fazê-los acordar desse estado, fortalecendo a sua identidade étnica. Assim, uma das primeiras ações foi acionar a língua indígena que estava na memória dos anciãos na escola por eles improvisada. Em 2005 foi oficializada a primeira escola na terra indígena Portal do Encantado que contribuiu para o fortalecimento do ecossistema fundamental da língua étnica que, por meio desta comunidade de fala (escola), os coloca diante da memória do povo que se encontra na língua chiquitano e que colabora para o processo de reconhecimento e fortalecimento de sua comunidade indígena, por consequência, seu território. O trabalho resulta de pesquisa de campo e estudos bibliográficos.Downloads
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Temática Livre: Estudos Linguísticos
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Como Citar
A escola como comunidade de fala que vitaliza o povo indígena chiquitano. (2015). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 7(1), 31-45. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4447