História, literatura e resistência na África: as primeiras obras de Pepetela em perspectiva
Palavras-chave:
História da África, Resistência, Literatura Angolana
Resumo
Com o presente trabalho pretendemos realizar uma discussão teórica em torno do conceito de resistência tal como é definido e problematizado pelas tendências historiográficas que abordam as ações e iniciativas anticoloniais no continente africano. Para tanto, será feito uso da literatura enquanto principal fonte para a análise. Norteando-se pela narrativa ficcional construída em torno dos Movimentos de Libertação Nacional, sobretudo no que concerne ao caso angolano e seu expoente Artur Pestana (Pepetela), buscamos demarcar melhor os contornos teóricos do conceito de resistência.
Como Citar
Paiva, F. (1). História, literatura e resistência na África: as primeiras obras de Pepetela em perspectiva. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(2), 401-428. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3538
Edição
Seção
Teoria Literária
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.