A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar

Autores

  • Jéssica Kurak Ponciano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)

Palavras-chave:

Literatura LGBTT, Homofobia, Heteronormatividade, Crítica Literária

Resumo

Todas as minorias, inclusive as minorias sexuais, sofrem diversas formas de opressão. Dentre as diversas formas de opressão podemos elencar a invisibilização das culturas e/ou modos de vida que não são tidas como normais e aceitáveis, tampouco pertencentes a um cânone e um padrão figurativo. A partir dessa premissa o artigo tem por objetivo realizar uma breve reflexão sobre as possibilidades de a arte literária visibilizar e apresentar a cultura LGBTT no ambiente escolar. Este texto utiliza-se de bibliografias e estudos que versam sobre a  violência contra o sujeito LGBTT nos meios educacionais afim de traçar reflexões sobre o modo excludente e injusto com que os mesmos são inseridos nas instituições de Ensino. A seguir, apresentaremos argumentos que mostram a importância e a potência do trabalho com a arte literária afim de romper com tabus e inserir as minorias no seio do sistema escolar de modo pleno e igualitário.

Biografia do Autor

  • Jéssica Kurak Ponciano, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
    Mestranda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Câmpus de Presidente Prudente.
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
    Professora Titular Concursada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus de Presidente Prudente (2012) e colaboradora eventual do Ministério da Educação.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar. (2014). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 163-178. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3470