A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar

  • Jéssica Kurak Ponciano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
Palavras-chave: Literatura LGBTT, Homofobia, Heteronormatividade, Crítica Literária

Resumo

Todas as minorias, inclusive as minorias sexuais, sofrem diversas formas de opressão. Dentre as diversas formas de opressão podemos elencar a invisibilização das culturas e/ou modos de vida que não são tidas como normais e aceitáveis, tampouco pertencentes a um cânone e um padrão figurativo. A partir dessa premissa o artigo tem por objetivo realizar uma breve reflexão sobre as possibilidades de a arte literária visibilizar e apresentar a cultura LGBTT no ambiente escolar. Este texto utiliza-se de bibliografias e estudos que versam sobre a  violência contra o sujeito LGBTT nos meios educacionais afim de traçar reflexões sobre o modo excludente e injusto com que os mesmos são inseridos nas instituições de Ensino. A seguir, apresentaremos argumentos que mostram a importância e a potência do trabalho com a arte literária afim de romper com tabus e inserir as minorias no seio do sistema escolar de modo pleno e igualitário.

Biografia do Autor

Jéssica Kurak Ponciano, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
Mestranda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Câmpus de Presidente Prudente.
Arilda Ines Miranda Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Presidente Prudente)
Professora Titular Concursada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus de Presidente Prudente (2012) e colaboradora eventual do Ministério da Educação.
Como Citar
Ponciano, J., & Ribeiro, A. (1). A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 163-178. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3470
Seção
Teoria Literária