A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar
Palavras-chave:
Literatura LGBTT, Homofobia, Heteronormatividade, Crítica LiteráriaResumo
Todas as minorias, inclusive as minorias sexuais, sofrem diversas formas de opressão. Dentre as diversas formas de opressão podemos elencar a invisibilização das culturas e/ou modos de vida que não são tidas como normais e aceitáveis, tampouco pertencentes a um cânone e um padrão figurativo. A partir dessa premissa o artigo tem por objetivo realizar uma breve reflexão sobre as possibilidades de a arte literária visibilizar e apresentar a cultura LGBTT no ambiente escolar. Este texto utiliza-se de bibliografias e estudos que versam sobre a violência contra o sujeito LGBTT nos meios educacionais afim de traçar reflexões sobre o modo excludente e injusto com que os mesmos são inseridos nas instituições de Ensino. A seguir, apresentaremos argumentos que mostram a importância e a potência do trabalho com a arte literária afim de romper com tabus e inserir as minorias no seio do sistema escolar de modo pleno e igualitário.Downloads
Edição
Seção
Temática Livre: Estudos Literários
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
Como Citar
A Literatura como instrumento de visibilização da cultura “LGBTT” no ambiente escolar. (2014). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 163-178. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3470