Mentiras e desculpas: construção identitária do brasileiro e suas implicações na aprendizagem do português como segunda língua para estrangeiros
Palavras-chave:
Português para Estrangeiros, Mentiras e desculpas, Construção identitáriaResumo
Este trabalho descreve e analisa os processos pelos quais são produzidas e compreendidas as estratégias discursivas que envolvem mentiras e desculpas no português do Brasil, em uma perspectiva relacionada à construção da identidade sociocultural do brasileiro, sob o ponto de vista de estudantes universitários estrangeiros e brasileiros. Objetiva-se verificar as implicações funcionais que este tipo de estrutura linguística manifesta no ambiente pedagógico relativo ao ensino e à aprendizagem do português como segunda língua para estrangeiros (PL2E). Os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, ainda em fase de desenvolvimento, são advindos de três áreas de estudo: a Sociolinguística Interacional, o Interculturalismo e a Antropologia Social.Downloads
Edição
Seção
Temática Livre: Estudos Linguísticos
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
Como Citar
Mentiras e desculpas: construção identitária do brasileiro e suas implicações na aprendizagem do português como segunda língua para estrangeiros. (2014). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 41-66. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3463