A internet e as práticas metodológicas de pesquisa escolar sob a ótica de duas revistas comerciais especializadas em Educação

  • Josias Ricardo Hack Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Roziane Keila Grando Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Palavras-chave: Pesquisa escolar, Tecnologias de Informação e Comunicação, Revistas nacionais

Resumo

A internet, nos últimos anos, ganhou representatividade enquanto fonte de informação para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito escolar, e os sujeitos envolvidos no processo educativo não podem ficar indiferentes com relação a essa situação. Para tanto, é preciso compreender e aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).  Nesse sentido, o jornalismo é uma das maneiras de se divulgarem estudos ou comportamentos que visem o uso das TIC na educação. Por meio de uma análise interpretativa, investigamos nas matérias de revistas – Nova Escola e Educação – as preocupações relativas à qualidade do que é pesquisado na internet. Nossas análises demonstram que as revistas trazem exemplos de pesquisas feitas na web; os quais, na sua tessitura, evidenciam as preocupações com respeito à qualidade do que os alunos pesquisam por meio da internet, assim como se enfatiza que a orientação é um fator importante nas práticas metodológicas de pesquisa escolar em ambientes virtuais.

Biografia do Autor

Josias Ricardo Hack, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Músico, educador, pesquisador e comunicólogo. Atua na graduação em Cinema e na pós-graduação em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em 1999, especialista em Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2000 e doutor em Comunicação Social pela UMESP em 2004. Entre maio de 2011 e abril de 2012 realizou dois estágios de pós-doutorado: 1) no polo Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) da Universidade de Aveiro, em Portugal; 2) no Institute for Cultural Analysis (ICAn) da Nottingham Trent University, na Inglaterra. Suas produções acadêmicas versam principalmente sobre: múltiplas tecnologias e aprendizagem colaborativa; Educação a Distância; e-learning; b-learning; digital storytelling; processos comunicacionais.
Roziane Keila Grando, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Paraná. Graduada em Letras - Português: Licenciatura pela UNICENTRO (2008), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de concentração Linguística Aplicada (2011). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Tecnologias de informação e comunicação, Educação a Distância, Pesquisa escolar e práticas metodológicas.
Como Citar
Hack, J., & Grando, R. (1). A internet e as práticas metodológicas de pesquisa escolar sob a ótica de duas revistas comerciais especializadas em Educação. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 3-14. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3461
Seção
Linguística